Jornal da Uma da TVI

Recebemos a visita de uma equipa de reportagem da TVI. Não porque tenha acontecido nada de errado mas, porque se queria noticiar uma coisa boa, muito boa aliás. "Vida nos lares de idosos pode ser melhor" é o título da reportagem sobre o Porto de Abrigo.

Estamos para lá de contentes por vários motivos. Em primeiro lugar porque a Via Hominis, cooperativa que representa a Humanitude em Portugal, fez-nos o convite para sermos o exemplo de uma unidade de vida, o exemplo do que cuidar em humanitude representa. Em segundo lugar, porque conseguimos demonstrar na prática ao jornalista Francisco David Ferreira como se vive no Porto de Abrigo. E por último, a reação das pessoas que viram a reportagem foi muito positiva o que nos encheu de orgulho.

São 2 minutos preciosos:

da satisfação

A opinião das pessoas que recebem os nossos serviços é fundamental para o crescimento do Abrigo.

Queremos ser a primeira escolha das famílias e, por isso, procuramos diariamente fazer o nosso melhor. Para saber se conseguimos ir de encontro às expectativas das pessoas a quem prestamos serviços, fizemos a avaliação da sua satisfação. Dos 159 questionários que entregámos, recebemos 72% de respostas. Os resultados globais da avaliação da satisfação de utentes por resposta social são os seguintes:

 

Além destes resultados claramente positivos, é com orgulho que verificamos que todos os utentes do Abrigo recomendariam os nossos serviços a familiares e amigos. Recebemos todas as sugestões de melhoria com atenção e recebemos todas as palavras gentis com satisfação. Queremos continuar a fazer melhor e contamos com a ajuda das pessoas de quem cuidamos. Não podia ser melhor! O nosso sincero agradecimento. Muito obrigada! 

 

Com base na nossa experiência, sabemos que a atuação em situação de emergência só é verdadeiramente percebida pelas pessoas quando estas têm a possibilidade de a experienciar na prática. É como dizia o sábio: Não ter ouvido não é tão bom como tendo ouvido; tendo ouvido não é tão bom quanto ter visto; tendo visto não é tão bom quanto saber; sabendo não é tão bom como colocá-lo em prática. Ou por outras palavras, diz-me e eu esqueço, mostra-me e eu lembro-me, deixa-me fazer e eu compreendo.

Com uma experiência de exercício de simulacro externo tão bem sucedida como a do ano anterior, foi muito claro para nós que era importante contar novamente com o apoio de entidades externas. E assim fizemos: Planeamos e preparamos a equipa para aquele momento em que a sirene da central ia disparar, repetimos a boa prática de avisar a comunidade à nossa volta, voltamos a fazer formação interna sobre como ligar e desligar equipamentos, quadros elétricos, gás e tudo o resto.

A verdade é que, quando planeamos, procuramos prever todas as situações possíveis e imaginárias, tomamos decisões e fazemos escolhas. Mas, depois acontece-nos a vida. Por isso, este exercício de simulacro foi completamente diferente do anterior e, mais uma vez, constituiu uma excelente oportunidade de aprendizagem para nós. Porque cometemos erros daqueles que numa situação real teriam dificultado a atuação das equipas de socorro. Para aprender é preciso estar preparado para errar. Pela oportunidade de aprendizagem que nos proporciaram, pela colaboração e disponibilidade agradecemos aos Bombeiros Voluntários de Santa Maria da Feira, à Proteção Civil e ao Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana de Santa Maria da Feira. Esperamos ver-vos só para o ano!

A iniciativa roteiro para a criação de valor na economia social foi promovida pela Adritem em parceria com a Divisão da Acção Social dos Municípios de Oliveira de Azeméis e Santa Maria da Feira. Decorreu em várias instituições de ambos os concelhos ao longo de três semanas e teve como propósito a reflexão sobre o quadro de competências e de recursos a mobilizar pelas organizações da economia social apostadas numa efetiva criação de valor para a sociedade. 

Foi com orgulho e satisfação que aceitamos o convite para contribuir para esta reflexão. No âmbito das temáticas "Qualidade dos serviços, Gestão global, Prestação e Controlo de Cuidados", partilhamos o trabalho que desenvolvemos nas várias dimensões que consideramos essenciais no processo de criação de valor na nossa organização: a cultura interna, a organização e o funcionamento e a qualidade da prestação de cuidados. 

Se achamos que o nosso trabalho produz os resultados que desejamos?
Estamos certos que sim. No entanto, este trabalho não tem fim e é necessário estar permanentemente a alinhar, direccionar e focar para o que verdadeiramente importa...

A viagem da sugestão

 

Depois de almoço Deolinda Pais, 82 anos de idade, gosta de apanhar ar e esticar as pernas. Um dia, do ano passado, perguntou se não era possível colocarem um banco no jardim. Responderam-lhe: "É uma excelente ideia! porque não faz uma sugestão?". Então, Deolinda usou um dos formulários de sugestões e escreveu: "Sugeria a colocação de dois banquitos lá fora no jardim".

A sugestão de Deolinda Pais foi acolhida com agrado. Toda a gente concordou: "Que bom seria se tivessemos bancos no jardim!". A Direção achou a sugestão pertinente e inscreveu no orçamento do ano seguinte uma rubrica de investimento destinada à aquisição de bancos de jardim. Por coincidência, a viagem da sugestão de Deolinda Pais terminou no dia em que o Abrigo celebrou 18 anos. O Abrigo já tem bancos no jardim! E estamos muito contentes!

 

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