NORTE 2020 em 2019

Em Julho de 2018, O Abrigo apresentou uma candidatura ao aviso NORTE‐42‐2018‐13 do Regulamento Específico do Domínio do Capital Humano na prioridade de investimento 9.7 - Investimento na saúde e nas infraestruturas sociais que contribuam para o desenvolvimento nacional, regional e local, para a redução das desigualdades de saúde, para a promoção da inclusão social através de melhor acesso aos serviços sociais, culturais e de recreio, assim como para a transição dos serviços institucionais para os serviços de base comunitária.

Em Setembro de 2019, recebemos a aprovação e com o apoio do FEDER, O Abrigo conseguiu realizar os investimentos previstos na candidatura Requalificação da cobertura e Águas Quentes Sanitárias do centro de dia, creche e serviço de apoio domiciliário.

Esta candidatura permitiu-nos responder à necessidade premente de substituir a cobertura do edifício que se encontrava danificada ao ponto de já existirem algumas infiltrações das águas das chuvas no interior. 

Como em muitas casas da nossa dimensão, os custos fixos de água, luz e gás são muito significativos. As nossas preocupações com estes encargos em pouco se traduziam na diminuição efetiva dos custos... Sabíamos que, para existir uma redução no valor das faturas, era preciso aumentar a eficiência energética associada à gestão das águas quentes sanitárias. De acordo com as estimativas mais ponderadas em sede de candidatura, a requalificação do atual sistema teria um impacto previsto no consumo de energia na ordem dos 40%. Estamos muito otimistas. Acreditamos que em 2020 o nosso desempenho energético será mais amigo do ambiente (e das contas também).

Estes investimentos são verdadeiramente importantes para O Abrigo. Sem qualquer dúvida. No entanto, não são visíveis para os utilizadores.

Foi com a aquisição de mobiliário novo para o centro de dia que sentimos alegria e satisfação. Há muito que queríamos substituir o mobiliário do centro de dia. No entanto, ao longo dos últimos anos a necessidade de priorização dos escassos investimentos que fomos fazendo não o permitia.

Agora, temos um centro de dia mais bonito e, principalmente, mais confortável. O melhor de tudo é ver a satisfação no rosto das pessoas. Sentimos orgulho!

E como não podia deixar de ser, quando recebemos apoio, devemos sempre agradecer: Obrigada NORTE 2020! 

 

2020 | O Abrigo - Centro de Solidariedade Social de São João de Ver
Todos os direitos reservados. | Política de privacidade
Livro de reclamações online