porque quem cuida também importa

  • O Abrigo
  • saas

Ajudar a encontrar soluções e propor alternativas para que o dia-a-dia seja melhor, mais feliz.

O dia 10 de Outubro não foi apenas mais um dia de trabalho. No Abrigo, foi dia de voltarmos a sentir que estamos mais próximos daqueles que cuidamos. Convidámos a comunidade, que habitualmente nos recebe em casa, para nossa casa. Tínhamos a intenção de proporcionar um momento diferente, a vontade de transmitir uma mensagem positiva e o desejo de inspirar força e alento.

O “nosso” dia mundial da saúde mental foi dedicado aos cuidadores informais e familiares de pessoas com dependência. Não ignoramos as dificuldades de saber que a vida é, tantas vezes, apenas o que pode ser. E tantas vezes é muito adversa, decide repentinamente e vira do avesso o que parecia certo. Assim nos disseram as pessoas presentes no encontro de cuidadores. Este encontro transformou-se no momento de partilha e troca de experiências que pretendíamos oferecer, quando para lá das dificuldades, olhámos para a importância do papel do cuidador e o significado que cuidar de alguém pode representar na vida de quem cuida.

Temos consciência da responsabilidade que nos traz o compromisso que assumimos, mas sabemos que esse é o caminho. Vamos continuar ao lado daqueles que enfrentam o enorme desafio que é estar presente, sempre. Escutando, reconhecendo, esclarecendo e apoiando. Ajudando a encontrar soluções e propondo alternativas para que o dia-a-dia seja melhor, mais feliz. É isso afinal, o que mais importa.

Isso, e aprender com quem muito sabe, também. Obrigada.

2023 | O Abrigo - Centro de Solidariedade Social de São João de Ver
Todos os direitos reservados. | Política de privacidade
Livro de reclamações online
Canal de denúncias