Praticar a tolerância

Novembro o mês, 16 o dia. Escolhidos para lhe dedicar atenção, com mais pompa, que as circunstâncias de hoje não deixam muita margem para duvida sobre o quanto ela nos faz falta. A tolerância. E um mundo inteiro a precisar de a praticar.

Esqueça tudo o que sabe, sem receios. Deixe ficar guardado o conhecimento acumulado e parta numa viagem pelo pensamento, com a certeza de quem confia que o saber das experiências feito se entranha debaixo da pele e, como tal, não se perde assim de repente. Tudo o que sabe há-de cá estar, quando voltar. Mas, por agora, embarque nesta aventura, mesmo que se estranhe ao começar. Recorde ou imagine um lugar pouco familiar, na companhia de uns quantos desconhecidos, por tempo indeterminado…suficiente para parecer uma situação de por os nervos em franja, não é verdade?

Parece que já se ouve: “isso não é nada normal!”, em tom de sobrolho levantado… Pois bem, já que falamos de tolerância, leia até ao final. Pensando em cenários mais próximos, vamos partir do bom princípio de questionar sempre e nunca tomar nada como verdade absoluta. Por exemplo, procure responder: o que é isso a que chamamos «normal»?

A regra, o usual. Por outras palavras, o que acontece mais vezes e que por força da repetição nos fazem crer que se torna exemplar. O risco que corremos? Julgar que normal seja sinónimo de acertado, erradamente. A consequência? Fazer cara feia à diferença quando nos esboça um sorriso, sem lhe dar a oportunidade de se apresentar e mostrar que, quase sempre, muito mais é o que nos une que aquilo que nos separa.

Da próxima vez que vir um mapa repare na quantidade de diferentes caminhos que podem levar de um ponto A a um ponto B. Não hesite em descobri-los, um a um, pelo próprio pé ou na voz de quem por lá passou. Pratique a tolerância, a pensar um mundo melhor. E acrescente valor ao seu saber com tudo o que os outros têm para dar.

Marta Faria

2020 | O Abrigo - Centro de Solidariedade Social de São João de Ver
Todos os direitos reservados. | Política de privacidade
Livro de reclamações online