colocar em perspectiva e encontrar inspiração

Uma vez por ano, todos juntos fazemos algo diferente. Este ano, fomos conhecer o Palácio da Bolsa do Porto, sede e propriedade da Câmara de Comércio e Indústria do Porto.

As palavras são poucas para descrever a beleza e grandiosidade do Palácio. As fotografias também não chegam para ilustrar os inúmeros e magníficos pormenores talhados naquele edifício ao longo de décadas. Desta experiência, em que as pessoas que trabalham no Abrigo foram de comboio rumo ao Porto, ficam boas memórias e boas aprendizagens. No Palácio da Bolsa muitos são os símbolos relacionados com o trabalho, com a transformação humana da natureza, com a atividade económica. No lema da Associação Comercial do Porto "Labor et Libertas Urgent Nos", que traduzido de forma livre quer dizer algo como "o trabalho e a liberdade preocupam-nos" e na importância atribuída aos detalhes, aos pormenores e aos pequenos gestos do dia-a-dia, encontramos inspiração para a nossa casa e para o nosso Cuidar com o Coração®.

É importante colocar em perspetiva aquilo que fazemos no nosso dia a dia. É bom encontrar pontos em comum com outras realidades. A beleza e grandiosidade do edifício do Palácio da Bolsa é a constatação de que é possível construir algo que perdure séculos, que geração após geração seja, coletivamente, admirada e reconhecida, como uma obra de arte que honra o seu criador séculos depois. Com esta experiência percebemos que a rapidez não é uma qualidade quando se pretende construir algo belo e eterno. Com esta experiência reconhecemos que o que é importante, o que permanece, o que fica para a história, na arte como na vida, demora o seu tempo. Tal como quando se cuida de pessoas. Criar relações e construir laços de afeto só é possível com tempo, minúcia, arte, resiliência e amor.

2020 | O Abrigo - Centro de Solidariedade Social de São João de Ver
Todos os direitos reservados. | Política de privacidade
Livro de reclamações online