Crescer é aprender a voar

  • O Abrigo
  • creche

A convite do Semi-Internato de Nossa Senhora da Encarnação da Congregação das Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres estivemos em Elvas para dar a conhecer o trabalho da creche do Abrigo. 

Do ponto de vista técnico, a nossa partilha encontrou eco na assistência: O trabalho pedagógico em creche é importante, há várias formas de o alcançar e de ter sucesso.
No Abrigo temos a garantia de que fazemos o que dizemos que fazemos reconhecida pela certificação nível A de acordo com os Manuais de Avaliação da Qualidade da Segurança Social. O nosso projeto educativo e método de trabalho inspiram-se no Crescendo em Qualidade da Gabriela Portugal e diariamente, as nossas educadoras aplicam a metodologia de projeto no trabalho que desenvolvem com as crianças.

Apesar da confiança que sentimos nas ferramentas que utilizamos, sabemos que isso não chega. E muito perto da fronteira com Espanha, encontramos cuidadoras no Semi-Internato de Nossa Senhora da Encarnação que também o sabem.
É muito difícil ter a capacidade de conseguir olhar para aquilo que fazemos, ver a sua importância, questionar, duvidar e querer continuar a procurar formas de fazer melhor. Porque questionar o que fazemos todos os dias deixa-nos sem chão. Vermo-nos pelos olhos dos outros é um exercício que nos provoca desconforto e medo. Mas, é fundamental. Porque somos pessoas que cuidam de pessoas. E às vezes deixamos de as ver. E, no correr dos dias, ao fim de muitos dias, deixamos de nos ver também. 

Em Elvas, fomos recebidas com muito carinho.
Voltamos para casa com um grande exemplo da equipa de cuidadoras do Semi-Internato de Nossa Senhora da Encarnação, algumas das quais com 40 anos de experiência de trabalho com crianças pequenas: não há que ter medo de continuar a olhar para nós próprias com espírito crítico e reflexivo, à medida que o tempo passa e que a nossa experiência de trabalho se vai acumulando.
O passado, a história são importantes para nos lembrar quem somos. Mas, o futuro constrói-se agora e todos os dias.

2018 | O Abrigo - Centro de Solidariedade Social de São João de Ver
Todos os direitos reservados. | Política de privacidade
Livro de reclamações online